UNIPAC AIMORÉS-MG

Informações: (33) 3267-4888 / (33) 3267-1222

UNIPAC - AIMORÉS

Graduação

Cursos de Graduação

Inscreva-se!

Gestão Ambiental

Objetivo Geral

 O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental foi criado na Faculdade de Educação e Ciências de Aimorés UNIPAC Aimorés no segundo semestre de 2004, com uma turma, cuja denominação era “Tecnologia em Meio Ambiente”. Em 2006 o nome do Curso foi alterado para Tecnologia em Gestão Ambiental devido à recomendação do CEE/MG, uma vez que no ano de 2006 foi instituído, em cumprimento ao Decreto nº 5.773 de 09 de Maio de 2006, o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia que, além de normatizar as denominações dos cursos superiores de tecnologia, visa a ser um guia para referenciar estudantes, educadores, instituições ofertantes, sistema e redes de ensino, entidades representativas de classes, empregadores e o público em geral. Este produto confere legitimidade e confiabilidade ao resultado ora disponibilizado à sociedade brasileira. Possibilidade de inserção no mercado.

 O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés, por seu projeto pedagógico, com uma estruturação notadamente interacionista voltada para a uma abordagem sócio- histórica, promove a formação de profissionais capazes de atender às demandas da sociedade civil. Tal estruturação tem como objetivo principal a formação de profissionais com capacidade de refletir criticamente e de maneira integrada com as realidades sociais, considerando-se o espaço em que se encontram inseridos.

 A região do Médio Rio Doce acentua a necessidade imediata de formação de mão-de-obra técnico-científica para a produção de novos conhecimentos e hipóteses de soluções para os visíveis problemas socioambientais, sendo a tecnologia voltada para a Gestão Ambiental um dos prováveis suportes para o desenvolvimento da Região. A carência de profissionais capazes de atender a necessidade de atuação na área ambiental revela um campo promissor para atuação de nossos egressos.


O que faz o profissional em Gestão Ambiental

  Alguns campos de atuação, como o comércio e a indústria local, o serviço público, as escolas, as empresas ambientais como o Instituto Terra, uma ONG sem fins lucrativos, criado pelo reconhecido fotógrafo Sebastião Salgado, o Parque Botânico, uma iniciativa do Consórcio da Usina Hidrelétrica “Eliezer Batista”, que tem a função de promover um espaço de vivências para a conscientização e a preservação ambiental, entre outros, formam um conjunto de possibilidades para os egressos.
 Outros desafios que estão surgindo diante da iminente necessidade do trabalho com tecnologia, pode-se relevar a oferta de cursos de treinamento e aperfeiçoamento em Meio Ambiente para crianças, jovens e idosos, sob a forma de parcerias já estabelecidas com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Ação Social de Aimorés. Todas essas iniciativas configuram em espaços de atuação para o egresso e garantia de transformação da realidade social da região em um futuro próximo. O Tecnólogo em Gestão Ambiental poderá atuar desempenhando as atividades referentes à modalidade tecnológica e áreas afins, em indústrias, cooperativas, fazendas, órgãos públicos, Sindicatos de Classes, Secretarias Municipais, nas seguintes atividades:
 • Elaboração e Gerenciamento de Projetos Ambientais;
 • Supervisão e orientação técnica;
 • Assistência, assessoria e consultoria;
 • Direção de obras e serviços técnicos;
 • Execução de desenho técnico;
 • Vistoria, avaliação, laudos e parecer técnico;
 • Desempenho de cargo e função técnica;
 • Padronização e controle de qualidade;
 • Produção técnica especializada;
 • Elaboração de orçamento;
 • Padronização, mensuração e controle de qualidade;
 • Condução de trabalho técnico;


Inscreva-se para o curso de Gestão Ambiental

Coordenação

Coordenador(a):

Email:

Formação

 



Duração:

Horário: Noturno.


Untitled Document