UNIPAC AIMORÉS-MG

Informações: (33) 3267-4888 / (33) 3267-1222

UNIPAC - AIMORÉS

Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

 A Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que preconiza que toda instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pela autoavaliação da Instituição considerando, obrigatoriamente, as dez dimensões institucionais, que são:

  • Missão e plano de desenvolvimento institucional
  • Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão
  • Responsabilidade social
  • Comunicação com a sociedade
  • Políticas de pessoal
  • Organização e gestão da instituição
  • Infraestrutura física
  • Planejamento e avaliação
  • Políticas de atendimento aos estudantes
  • Sustentabilidade financeira


CPA da Unipac Aimorés-MG

 A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Aimorés realiza o processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades.
 Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.


Composição

 O SINAES determina que todas as Instituições de Educação Superior do país constituam uma Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem como principais funções aprovar políticas e diretrizes do processo avaliativo, bem como sistematizar, coordenar e elaborar os processos de Autoavaliação Institucional, além de prestar as informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES.


Objetivos

 Os objetivos do CPA são:

  • Impulsionar um processo de autocrítica da Instituição, tendo em vista a garantia da qualidade de sua ação em sintonia com os seus próprios objetivos e a prestação de contas à sociedade com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência.
  • Conhecer os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da instituição universitária e que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • Permitir adequações seja no projeto pedagógico da Instituição, seja nas ações por ela desenvolvidas, no intuito de (re)estabelecer compromissos com a sociedade.
  • Repensar objetivos, modos de atuação e resultados a fim de afinar a sintonia da Universidade com o momento histórico.
  • Estudar, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e relevantes. Assim, o processo avaliativo que o CPA propõe poderá ampliar o diálogo entre os atores próprios da Instituição e dela com a sociedade, produzindo subsídios para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.


Regulamento


Informativo


Portaria


Contato

Fone: (33) 3267-4888 ou (33) 3267-1222

Email: cpa@unipacaimores.com.br


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